Aba 1

Blog

Postado em 30 de Setembro de 2020 às 11h43

Tudo Sobre Abdominoplastia

Dr. Igor Tobias (2)

Abdominoplastia

Quantos quilos vou emagrecer com abdominoplastia?

A abdominoplastia não tem por objetivo a eliminação de peso. Haverá sim uma redução do volume abdominal. Quando o paciente está com peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; Entretanto, vale a pena lembrar que “excesso de gordura” em regiões vizinhas do abdômen ainda existirá, como na cintura e flancos. 

A abdominoplastia deixa cicatriz muito grande?
A cicatriz da abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, estendendo-se lateralmente, e será maior ou menor dependendo do volume a ser corrigido. Essa cicatriz é desenhada com o objetivo de ficar sob as roupas de banho. As fases da cicatrização são:
a) período imediato: dura até o 30º dia e tem um aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
b) período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês nesse período acontece de um espessamento natural da cicatriz, e mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai aos poucos clareando. Não temos como apressar o processo natural da cicatrização, mas recomendamos alguns cuidados aos pacientes, porém o tempo se encarregará de amenizar os vestígios da cicatriz.
c) período tardio: vai do 12º ao 18º mês. A cicatriz começa a tornar-se mais clara e é menos consistente, chegando assim no seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo de uma cicatriz deverá ser feita após essa fase.
 

Em quanto tempo terei resultado definitivo da abdominoplastia?
Neste tipo de cirurgia de abdômen, nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses de cirurgia. Nos primeiros meses o abdome apresentará uma insensibilidade relativa, período de inchaço, que só regredirá com o passar dos meses. Nesta fase, ficará com aspecto de esticado ou plano e com o decorrer dos meses vai gradativamente atingindo o resultado definitivo.

Uma cirurgia abdominal é verdade que será feito umbigo novo?
Não. Na abdominoplastia o seu próprio umbigo é utilizado. Existirá apenas cicatriz circundando o umbigo, que estará localizado abaixo de um novo tecido de pele.

A abdominoplastia corrige aquele excesso de gordura na região do estômago?
Nem sempre abdominoplastia corrige este excesso. Vai depender do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdômen). Se ele for do tipo curto dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo o resultado será mais favorável. Também tem grande importância no resultado da abdominoplastia a espessura do panícula adiposo (quantidade de gordura) sob essa região. Abdominoplastia não diminui a espessura da gordura que ficará constituindo o novo abdômen, porém a perda de peso ou uma lipoaspiração após 6 a 12 meses poderá ser realizado visando deixa-lo menos espesso.

Poderei ter filhos após plástica no abdômen? O resultado não ficará prejudicado?
Sim. Abdominoplastia não te impedirá de ter outros filhos. Quanto ao resultado só será preservado se na nova gestação seu peso controlado. Orientamos entretanto, que tenha os filhos antes de se submeter à uma abdominoplastia para se evitar este prejuízo.

O pós-operatório da abdominoplastia dói?
Não. Uma abdominoplastia de evolução normal não apresenta dor. O desconforto maior ocorre nos primeiros 3 dias.

Há risco nessa abdominoplastia?
Na abdominoplastia, a preparação de cada paciente para o ato operatório, além das considerações sobre a conveniência da associação desta e de outras cirurgias plásticas, reduz consideravelmente os riscos. Risco de infecção, hemorragia, hematomas, necrose é tromboembolismo são inerentes a qualquer ato cirúrgico.

Que tipo de anestesia é utilizada nesta cirurgia?
O procedimento pode ser feito com o bloqueio anestesia peridural ou raqui ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?
A cirurgia dura em torno de 2 a 3 horas.

Na abdominoplastia, qual o período de internação?
O período de internação é aproximadamente de 24 horas (em uma evolução normal).

São utilizados curativos na plástica de abdômen?
Sim são utilizados curativos, mas são retirados após 24 horas .

É utilizado o dreno na abdominoplastia?
Sim. utilizamos um dreno que geralmente é retirado quando iniciamos a drenagem linfática. O objetivo do dreno na abdominoplastia é evitar o acúmulo excessivo de líquido no primeiro dia de pós-operatório.

Quando são retirados os pontos da cirurgia de abdômen?
Na cirurgia de abdômen geralmente após 15 dias são retirados os pontos do umbigo, no restante não haverá pontos para retirar.

Retirar o dreno na abdominoplastia dói?
Não. No pós-operatório da abdominoplastia é comum uma dormência na área operada por isso a retirada do Grêmio não dói.

Na abdominoplastia, qual a evolução pós-operatória?
O resultado da abdominoplastia não deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 aos 18 meses. Em pacientes obesas, poderá ocorrer após o oitavo dia, a eliminação de um líquido amarelado por um ou mais pontos a cicatriz. Este fenômeno é chamado de “lipólise”, e nada mais é do que a liquefação da gordura residual próxima da área da cicatriz que está sendo eliminada, sem que isso venha a se constituir como complicação. Geralmente o dreno é colocado para evitar o acúmulo deste líquido. Quando este líquido formam uma coleção, chamamos de seroma que pode ser diminuído de tamanho com a drenagem linfática e puncionado sem dor quando for necessário. 

Veja também

Prótese de Mama30/09/20Abdominoplastia Muitas dúvidas surgem no momento de escolher a prótese de mama e conversar com o seu cirurgião plástico é muito importante nesse momento. Ele além de explicar cada ponto que deve ser observado nesse momento também vai orientar você dos cuidados pré operatório e pós operatório. O cirurgião plástico vai orientar com......

Voltar para Blog