Em 1612 chegava uma frota de navios franceses pelas praias no norte do que um dia seria o Estado do Maranhão,  com cerca de 500 homens vindos das cidades francesas de Cancale, Graville e Saint-Malo. Fundaram então a França Equinocial, realizando o sonho francês de se instalar na região dos trópicos.

François de Razilly, um nobre francês do século 17, liderou o empreendimento colonial para aquelas terras, e foi ele quem batizou a cidade de São Luis, apesar de Daniel de La Touche ter classicamente ficado com os louros do feito. Razilly teria sido o responsável por fazer todos os contatos com os índios, de aldeia em aldeia. 

E isso porque, segundo alguns estudiosos, Daniel de La Touche era protestante e não podia participar da missa de fundação da cidade, que era uma celebração católica.

A Clínica Razilly presta homenagem em seu nome ao coronel, que, independente dos desencontros históricos, foi personagem importante da empreitada que daria origem às raízes de fundação de São Luís do Maranhão e dos cidadãos que escrevem isto, e se fizeram médicos naquele chão.